Cirurgia Plástica Segura


A vontade de resolver pequenas imperfeições e remover traços ou volumes que incomodam por meio de uma cirurgia plástica pode ser grande. E mais, geralmente são desejados resultados rápidos ou imediatos.
O importante é ter em mente que qualquer procedimento tem necessidade de avaliação, preparação e de cuidados posteriores, para garantir os resultados desejados e também a manutenção da saúde.
Além disso, são necessários cuidados na escolha do profissional e do local onde será feita a operação.
Pensando nesses aspectos, os cirurgiões plásticos Miguel Sorrentino e Gustavo Merheb, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, enumeram 10 dicas importantes:

1 - Procure informar-se sobre o médico. Um dos primeiros passos é procurar se seu nome consta no cadastro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o que pode ser feito por meio do site da entidade. "Caso seu nome não apareça nos quadros da SBCP, ele simplesmente não é cirurgião plástico e, na maioria das vezes, incapaz de conferir a segurança necessária ao procedimento", disse Sorrentino.

2- O período pré-operatório é muito importante, pois é o momento de paciente e médico se conhecerem, de serem feitos exames, resultados conferidos, explicações serem dadas, dúvidas dirimidas, fotos serem feitas etc. Não se submeta a uma operação sem cumprir esses passos antes.

3 - Desconfie de facilidades como cirurgias milagrosas em consultório com retorno imediato das atividades, principalmente das cirurgias na hora do almoço. "Acredite ou não, já vi uma propaganda dizendo 'Use sua hora de almoço para fazer uma lipoaspiração, volte ao trabalho e malhe no dia seguinte'. Por isso, desconfie da extrema facilidade. Isso significa a banalização da cirurgia plástica, pois uma lipoaspiração é um procedimento que deve ser realizado em salas de cirurgia, com equipe médica especializada. É um perigo fazer um procedimento na hora do almoço", diz Gustavo Merheb.

4 - Preste atenção nos preços incoerentes com os procedimentos, desconfie de barganhas ou de ofertas muito baratas.

5 - Não existem novidades o tempo todo. "Existem sim, boas técnicas estabelecidas que quando bem usadas geram excelentes resultados", afirmou Sorrentino. E principalmente: não existe lipoaspiração segura em consultórios!

6 - Organize-se antes da operação para não ficar preocupada com assuntos ligados ao trabalho ou ao lar. Na recuperação, sua saúde é prioridade.

7 - Obedeça todas as recomendações feitas pelo médico. Por isso, respeite o período de recuperação.

8 - Informe-se sobre as restrições que envolvem cada etapa da operação.

9 - Só tome analgésicos e antiinflamatórios prescritos pelo médico, caso tenha algum desconforto. Evite a automedicação.

10 - Compareça a todas as consultas de acompanhamento determinadas por seu cirurgião plástico. Portanto, siga as recomendações à risca.

PageRank