
Quem tem franja sabe: Dá um trabalhão e cresce rápido demais. Tem que sempre estar dando uma aparadinha na "cortininha". A franja por si só, dá um diferencial aos cabelos: de lado, reta, desfiada, curta, comprida... Não importa! Todas são lindas, e dão ao rosto um visual despojado e moderno. Mas cuidado! Ela precisa combinar com o formato do seu rosto, o comprimento e o volume adequado.
Franja bonita, é franja bem aparada, coisa torta não rola, a não ser que seja proposital, aí o problema é todinho seu, eu não me responsabilizo.
Faça da sua franja sua amiga!
Aqui vão algumas indicações!
Tipos de franjas:
As franjas normalmente têm 3 comprimentos diferentes. A franja curta tem os fios cortados no meio da testa e apresenta bastante volume.
A média tem os fios na altura da sobrancelha e pode também ser cortada em diagonal.
As longas são os versáteis franjões, cortados na altura do queixo em diagonal.
Se a mulher fica enjoada do visual, é possível prendê-la junto ao cabelo em um coque ou rabo de cavalo.
A franja tem o poder de valorizar os seus traços quando é cortada respeitando o formato do seu rosto.

Tipos de cabelo:
As franjas mais pesadas, que descem até a linha das sobrancelhas, por exemplo, ficam ótimas em cabelos longos e lisos.
Os com comprimento médio ganham ar de modernidade com a franja, quando esta é curta e desfiada.
Para os cabelos ondulados e compridos, as franjas que melhor combinam são as médias. Pessoas com o rosto e o queixo alongados devem optar por franjas acima da linha das maçãs do rosto, pois isso cria a impressão de um rosto mais curto.
Formatos de rosto:
ROSTO OVAL - O rosto oval é ideal para franjas, pois elas se enquadram bem nesse formato de rosto. Como a testa é arredondada, assim como as linhas das têmporas e do queixo, as franjas mais indicadas são as retas ou laterais, porque dão a impressão do rosto não ser tão longo. Se você tem o rosto oval ou a testa muito curta prefira as franjas mais curtas.
ROSTO QUADRADO - Pessoas com o formato do rosto muito quadrado, devem optar por franjas mais longas em formato oval, para que o rosto fique harmonizado. Para os rostos retangulares e longos, uma boa opção são as franjas na altura dos olhos de preferência bem desfiada.
ROSTO REDONDO - Assim como o rosto muito quadrado a dica é optar por franjas mais longas para harmonizar as formas, de preferência na diagonal.
ROSTO TRIANGULAR - No rosto triangular a mandíbula é bastante evidente, a região da testa é estreita e as têmporas não são muito aparentes. Assim, as franjas ajudam a diminuir esse aspecto criando a impressão de mais área nessa região, suavizando a evidência da mandíbula.
ROSTO LONGO - Pessoas que tem o rosto longo devem apostar nas franjas longas, pois elas dão a impressão de diminuir o comprimento do rosto.
Para todos os modelos de franja, existe a opção desfiada ou cortada reta. Isso pode se adaptar a sua personalidade. Se você já tem franja não precisa usá-la sempre da mesma maneira. É possível variar com o uso de acessórios de cabelo. Se você gosta de radicalizar o visual invista na microfranja, tendência que dá ar de modernidade ao look.
Cuidados Especiais:
Procure evitar o uso frequente da chapinha, pois a mesma resseca as pontas.
Para Manter:
Aparar de dez em dez dias. No dia a dia, é só dar uma secada passando os dedos de um lado para o outro para dar movimento.
Não precisa passar a escova para não ficar muito lisa e reta demais, e nem modelar com uma escova modeladora para ela não ficar armada.
