
Beleza não põe mesa, mas está à mesa. A boa alimentação além de fazer bem à saúde, ajuda a pele ficar mais bonita.
Você é o que você come. Já ouviram isso? É verdade. Os nutrientes que estão presentes no corpo que nutrem a pele, ou seja, se a alimentação é ruim, a pele é feia.
A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros, além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esses alimentos contêm fibras que melhoram o funcionamento do intestino.
*Curiosidade: Mulheres que gostam de pele bronzeada devem ingerir alimentos como cenoura, mamão papaia, abóbora e brócolis. Esses alimentos têm betacaroteno, que prolongam essa coloração.
Como citadas na matéria de ontem “Acne? Nunca mais!”, esse problema também pode ser resultado de uma má alimentação. Beber muito líquido é outra boa medida para manter a pele hidratada. Isso porque a hidratação se dá de dentro para fora.
Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates são dicas fundamentais para se ter uma pele saudável, pois esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões da acne.
É tão importante cuidar da alimentação, que determinados nutrientes que atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável e no controle dos efeitos deletérios dos radicais livres, amenizam e retardam o envelhecimento.
Aqui estão alguns dos alimentos mais importantes que auxiliam na manutenção da pele mais bonita e saudável:

Vitamina A: auxilia no desenvolvimento das células da pele e da manutenção da boa saúde das células. Também é ótimo antioxidante que previne o envelhecimento da epiderme. A deficiência desta vitamina pode levar ao ressecamento da pele. Fontes de Betacaroteno (precursor da vitamina A): cenoura, abóbora, batata doce, damasco seco e vegetais verde escuro como brócolis, couve, etc.
Castanha do Pará: rica em selênio e zinco, que melhoram a elasticidade da pele, ajuda na batalha contra infecções e auxiliam no crescimento de células. O selênio é necessário para a produção de glutationa, que neutraliza os radicais livres no organismo que podem levar à deterioração do colágeno e elastina. Além destes benefícios, o selênio melhora o cabelo e unhas.
Salmão, Óleo de Canonla, Semente de Linhaça: alimentos ricos em ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6) que melhoram a pele, diminuindo a ocorrência de obstrução dos poros, reduzindo a produção de agentes inflamatórios e melhorando a elasticidade. Esses ácidos graxos são responsáveis por membranas saudáveis das células e impedem a entrada de substâncias nocivas. Auxiliam ainda na hidratação das células, o que ajuda a pele a manter o seu nível de umidade adequado, resultando num aspecto mais jovem.
Cereais Integrais: podem ser encontrados em alguns pães e cereais, são alimentos carregados com as vitaminas do grupo B, essenciais para o funcionamento normal da pele. Eles são necessários para o crescimento de novas células, substituindo aquelas que morreram e ajudam no fortalecimento contra infecções e estresse e a prevenção de descamação e rachaduras. Também evitam aspereza das mãos e dos pés.
Chá Verde: é um alimento importante, pois fornece uma ampla gama de benefícios para a pele. Possui propriedades anti-inflamatórias e reduz o risco de danos causados pelos raios ultravioleta do sol, podendo prevenir o câncer de pele. O chá verde é carregado com uma variedade de antioxidantes e é um alimento bom para todo o corpo, por ser rico em vitaminas C, D e K, bem como a riboflavina, zinco, cálcio, magnésio e ferro.
Água: juntamente com as fibras, a água estimula o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas do organismo, impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele. A hidratação e a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele são garantidas com uma ingestão adequada de água.
A ingestão recomendada para promover benefícios à saúde da pele é de oito copos ou dois litros/dia. Se não houver boa hidratação, podem ocorrer obstipação intestinal, celulite, problemas renais, pele e cabelos ressecados e desidratados. Para aumentar a hidratação, é necessário obrigar-se a beber água, andar com garrafinha ou deixá-la sobre a mesa. Um bom parâmetro para verificar maior necessidade de líquido é a cor da urina (quanto mais escura, maior a necessidade de água).
Cuide-se: uma boa alimentação reflete diretamente na sua pele!
