Usar pincéis apropriados sem dúvida é essencial para alcançar um melhor resultado na make up. Confiram como usar os principais e os cuidados para limpeza dos mesmos.
Achar o pincel certo é tão importante quanto a escolha da maquiagem certa e sua forma de aplicação. O pincel é a chave para uma maquiagem com um excelente acabamento, sabendo usá-los, eles evitam exageros de aplicação, que deixam aquele aspecto sobrecarregado e pastoso.
Sempre dê preferência para os pincéis redondos e macios, nada daqueles que são duros e ferem a pele ao serem usados. Se preferirem algo mais renomado, podem escolher os pincéis com cerdas em degradê e com cerdas naturais, normalmente são os mais usados por profissionais da área. Confiram o pincel certo para determinadas aplicações;
Pincel para corretivo
São geralmente finos e achatados e possuem as cerdas estreitas ou quadradas. Perfeitos para corrigir determinadas áreas, como olheiras e outras pequenas imperfeições, como uma espinha por exemplo. Pegue o corretivo com a ponta do pincel e aplique no local dando batidinhas de leve, para que a pele absorva o produto naturalmente.
Pincel para pó
Grandes e com cerdas arredondadas, são bem parecidos com os pincéis de blush. Dê preferência aos de cerdas naturais. Passe de leve o pincel sob o pó e vá aplicando por toda a pele com movimentos suaves de forma a uniformizar a pele e disfarçar imperfeições.
Pincel para base
Tem o formato chato e fino, ideal para a aplicação de produto líquido ou cremoso. Aplicando a base com o pincel, a distribuição se dá por igual no rosto, dando um ar bem natural e suave a make up.
Pincel para blush
Parecido com o pincel para pó, só que com o tamanho menor e cerdas mais abundantes, é essencial ser largo, arredondado e fofo para que o blush deslize melhor na pele durante a aplicação e fique bem distribuído, sem excessos.
Pincel para sombra
Parece uma versão menor e mais fina do pincel para blush. Facilita na aplicação das sombras de forma uniforme e suave, e também pode ser usado para esfumaçar e fazer um mix de cores.
Limpeza dos pincéis
Para melhor conservação de seus pincéis, fiquem atentos ao processo de limpeza com essas 5 dicas importantes:
1° Lave as fibras uma vez por mês com água fria e xampu.
2° Evite deixar os pincéis de molho, para não danificar suas cerdas.
3° Não se deve torcer os pincéis ou algo parecido, somente deixe-os secar naturalmente.
4° O cabo de madeira e nem a parte metálica do pincel devem ser molhados para evitar danos aos mesmos, nessas partes pode-se apenas usar um pano para limpeza.
5° Não deixem de limpá-los no tempo aconselhado. Os pincéis podem ser o lugar perfeito para a proliferação de bactérias, por isto é também aconselhável passar spray anti-bactericidas nas cerdas após o processo de limpeza.