
Quando falamos em saia masculina logo se pensa no Kilt - famosa saia de criação celta, e que ainda é usada como tradição em alguns pontos da Escócia e Irlanda. Mas há séculos e séculos atrás, essa peça foi muito utilizava por egípcios, romanos e gregos. Os tempos mudaram, a moda mudou, e na década de 60 muitos estilistas até tentaram trazer a saia de volta para o acervo masculino. Porém, foi só na década de 80 com Jean Paul Gaultier, Giorgio Armani, Kenzo, John Galliano, Marc Jacobs e alguns outros designers que a saia masculina conseguiu ganhar espaço para que em 90' fosse parar fora das passarelas e ir para o street style

Hoje a saia aparece em coleções de moda contemporânea, principalmente para ir contra o preconceito do homem poder usar o que quer, já que na França o uso da saia masculina é meio que 'proibido'.

Um ícone que deve ser lembrado sempre que se fala em saia masculina é o estilista Marc Jacobs (foto abaixo). Ele, assim como o designer francês Jean Paul Gaultier, sempre apoiou essa proposta para estar presente no vestuário masculino.

Mas ok, quero tentar usar saia ou kilt sei lá. O que faço? Primeiro é bom saber a diferença entre eles. O que define um Kilt é o tecido - Tartan - e também a forma que foi confeccionado, pois ele vai da cintura a altura do joelho e é pregueado na parte de trás. Na escócia a cor do xadrez define o clã da família, mas trazendo isso para o Brasil - ou qualquer outra parte do planeta - se não tiverem essas características será apenas uma 'saia masculina', que não te fará menos homem por isso, tenha certeza.

A melhor combinação para amenizar a ideia de usar saia masculina é trabalhar com sobreposições. Camisas longas, cintos, calça por baixo... Faça uma mix de peças e deixe o look bagunçado.

Ensaio masculino Vogue
Mas se a ousadia falar mais alto, busque apostar na saia longa, como a proposta das passarelas abaixo. Amenize o look com camisetas ou camisas neutras.

Para os pés: sandálias, tênis, bota, coturno... Aposte no conforto, ordenando sempre com seu estilo.

Não irei terminar este artigo dizendo "não ao preconceito". Não importa o que falem, mecham ou xinguem, vai de você querer ou não usar o que bem entende. Quem sabe um dia a saia deixe de ser tabu, assim como o jeans para as mulheres há um pouco mais de 100 anos deixou. Mas antes que isso aconteça... Seja homem, use saia!
